EU ESTIVE LÁ: LUIZA ZANELLATO

Em Abril de 2014, a capixaba Luiza Poltronieri Zanellato sucumbiu às dores e resolveu trocar de piscina. Não conseguindo mais os bons resultados do ano passado, mais por causa das lesões que cismaram de acompanhá-la, deixou a natação para fazer parte do time de pólo aquático do SESI, vice-campeão paulista sub-19.

Aos 18 anos, Luiza poderia ter sido uma das melhores nadadoras de sua geração. Vinda do Espírito Santo para o SESI no ano passado, estreou no Torneio Regional da Unisanta, em 16 de Março de 2013. E foi aí que as dores começaram a mandar lembranças, impedindo-a de participar do Paulista de Inverno, na Vila Leopoldina. Mas ela se recuperou a tempo de participar do Troféu José Finkel, do Paulista de Verão, no Corinthians, e do Open, em Porto Alegre.

Mesmo com passagem meteórica pela natação, Luiza deixou sua marca no Troféu Alberto Martin Perez, sendo vice-campeã Júnior 1 nos 100 borboleta, atrás da parceira de time, Patrícia Neumann, e terceira colocada Júnior 1 nos 50 borboleta. E, a convite do Famila, registra a emoção de ter feito parte dessa história no "Eu Estive Lá". Deixamos a palavra com Luiza, na esperança de que ela volte um dia à natação, pelo menos para matar as saudades...

Desde que a natação virou uma paixão e eu comecei a encará-la como uma atividade de alto rendimento, ainda nadando no Espírito Santo, as competições em São Paulo sempre chamaram minha atenção. A competitividade e o profissionalismo que os atletas tinham em cima das principais competições sempre foi muito grande, entre elas o famoso Campeonato Paulista. Tive a oportunidade de chegar ao SESI-SP na temporada do ano passado, e pude representá-lo no Campeonato Paulista de Verão. Infelizmente passei por uma cirurgia durante o Paulista de Inverno e não pude participar.
Minha experiência foi maravilhosa: foi minha melhor competição do ano passado, nela eu alcancei minhas melhores marcas e consegui os índices internos do clube, que eram necessários para minha ida ao Campeonato Brasileiro no final do ano, que seria disputado no Rio de Janeiro. O paulista foi no Corinthians, durou 3 dias de competição, e foi super exaustivo, eu nadei todas as etapas, num total de 8 provas, conquistando 5 medalhas, 2 em provas individuais e 3 em revezamentos. Eu adorei sentir aquele friozinho na barriga que vinha com as vibrações das arquibancadas, me senti em uma competição a nível nacional, mesmo sabendo que as minhas maiores adversárias estavam ali do meu lado. Penso que apesar de toda a pressão de uma competição importante, o paulista foi bem descontraído, a interação entre os clubes foi super bacana, o envolvimento das torcidas, a participação de Juniores e Seniores num mesmo ritmo e presença de atletas de alto nível, deu um gostinho especial pra mim. Essa competição eu guardo com muito carinho.

LUIZA POLTRONIERI ZANELLATO (ex-nadadora, agora jogadora de pólo aquático do SESI - fotos cedidas pela própria, a quem agradecemos)