EU ESTIVE LÁ: Cecília Zuppo Zaccarelli

Quando uma oportunidade chama, é preciso correr atrás. E Cecília Zuppo Zaccarelli, paulistana de 20 anos completos no dia 2 de Junho, decidiu fazê-lo: em Agosto, deixou o país depois de ter aceito uma bolsa para continuar o curso de jornalismo na San Diego State University. E, claro, treinar e nadar pela tradicional universidade californiana. Cicinha, como é conhecida, não foi a única filha de seu Marco e dona Priscila a tomar o caminho da América, já que seu irmão mais velho, Pedro, é jogador de futebol na California Lutheran University. Mas não desistiu do Brasil: ela ainda é nadadora do Pinheiros e vai defender o Azulnegro nas competições absolutas, ou seja, é presença certa no Open do Rio, em Dezembro.

Cicinha, até este ano, era figurinha carimbada em todos os eventos da FAP. Revelada na base pinheirense, sempre conseguia bons resultados nos Paulistas anteriores, mas só em 2012 conseguiu não só sua primeira vitória como seu primeiro recorde nos 100 peito. E a partir daí não parou mais: até hoje é recordista, em piscina curta, dos 100 peito, no Júnior 2, com 1:09.32.

Ausente este ano do Paulista Júnior e Sênior de Verão, Cicinha aceitou o convite do FamilAquatica para inaugurar a seção "Eu Estive Lá" neste ano. E ela vai contar como foi a sua experiência nos Paulistas, das batidas na trave às vitórias e recordes. Confiram!

Campeonato Paulista, depois de uma certa idade, já não ganha mais a mesma importância que tinha quando você era petiz, infantil ou juvenil. Mais tem muitos que ainda o levam muito a sério, e conseguem obter ótimos resultados. Eu, particularmente, amo competir Campeonatos Paulistas. É uma competição muito rápida, porém muito exaustiva, pois você acaba nadando em torno de oito provas em apenas dois dias. Mas é uma competição descontraída e divertida., em que ás vezes você acaba nadando com menos pressão e acaba se surpreendendo.
Desde infantil, sempre bati na trave na prova dos 100m peito. Nunca entrei pra uma seleção paulista de Chico Piscina, pois sempre ficava na segunda colocação. A primeira vez que finalmente consegui um título paulista foi em 2012, em Lorena, na curta. Ganhei os 100 e o 50 peito. Foi uma sensação incrível. Para muitos subir no primeiro lugar de um pódio num Campeonato Paulista pode não ser nada demais, mais para mim marcou demais!
No ano seguinte, no Paulista de Verão, também na curta, no Sesi, a história se repetiu. E agora com uma novidade: ganhei e bati o recorde de campeonato nos 100m peito! Primeiro recorde da minha vida e uma boa melhora na minha marca pessoal. Deixar meu nome registrado na folha de balizamento da FAP me deixou muito feliz! Nesse mesmo paulista, melhorei quase todas as minhas marcas pessoais, peguei pódio em outras provas, e também ganhamos alguns revezamentos.
E no último paulista de verão que nadei, foi na piscina longa do Corinthians. Ainda não estávamos polidos, mas foi por volta de um mês da nossa competição principal (Open). Consegui ótimos resultados para a época nas provas de 50m peito (primeiro lugar) e 100m peito (segundo lugar). As provas de 200 não foram boas, mais eu estava ciente que precisava chegar a um nível maior de descanso. Foi uma competição que me ajudou a trazer um pouco mais de confiança, pois vinha de uma temporada em que não consegui obter meus melhores resultados, e ali senti que poderia nadar melhor de novo.
Foi meu último campeonato Paulista como júnior. Não estarei presente no campeonato paulista desse ano, o que é muito esquisito pra mim, depois de tantos anos participando (risos). Mais estarei daqui acompanhando, e desejo desde já boa sorte a todos!

CECÍLIA ZUPPO ZACCARELLI (nadadora da San Diego State University e do Pinheiros, e futura colega de imprensa!) - fotos de Liliane Yoshino